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Instituto de Educação Prof. Erasto Pilotto – Rua Emiliano Perneta, 92

Publicado em 16 de agosto de 2023

Foto publicada pelo Instituição de Educação de Educação do Paraná/Secretaria Estadual de Educação. Sem informação de data e autoria. https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Instituto-de-Educacao-do-Parana-comemora-145-anos-com-exposicao-virtual.

Palácio da Instrução: um lugar de ensinar e aprender

O prédio do Instituto de Educação do Paraná remete à importância que a população negra atribuía ao letramento e à educação formal. Já no período escravista, escravizados, livre e libertos consideravam que frequentar a escola – aprender a escrever e realizar operações matemáticas – era importante para se inserir de forma mais favorável na sociedade. Além de conferir distinção social, saber ler, escrever e fazer operações matemáticas eram habilidades que os auxiliavam a realizar os ofícios que desempenhavam nas cidades (sapateiros, pedreiros, carpinteiros, costureiros, etc.). Esse devia ser o caso de Raphael, rapaz escravizado que, na cerimônia de inauguração da escola depois de o prédio passar por uma reforma, recebeu dois “prêmios” pelo seu bom desempenho nas aulas: uma medalha e a alforria. Assim a Gazeta Paranaense noticiou o ocorrido:

Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=242896&pagfis=235 (16/08/2023).

No período posterior à Abolição, ler e escrever também era fundamental para o exercício dos direitos políticos, já que a legislação eleitoral colocava o letramento uma condição para votar.

Na escola que na época era denominada “Palácio da Instrução”, lecionou uma professora negra e estudou a primeira engenheira civil negra do Brasil. A professora foi Maria Nicolas, talvez a primeira mestra negra do Paraná, diplomada em 1916. Entre as muitas alunas que com ela aprenderam estava a Enedina Alves Marques. Enedina estudou no então Palácio das Instruções de 1926 até 1931, quando se diplomou como professora. Posteriormente, graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná. Como engenheira, participou da execução de importantes projetos em Curitiba, dentre eles, o do Colégio Estadual do Paraná, da Casa dos Estudantes Universitários (CEU), da Biblioteca Pública do Paraná e da Usina Hidrelética Capivari-Cachoeira.

Fontes Históricas

1 – Registros fotográficos

Professora Maria Nicolas. https://museuafroparanaense.wordpress.com/2016/02/23/professora-maria-nicolas/ (16/01/2020).

Enedina Alves Marques. Foto sem informação de autoria, sem data.

Enedina, quando atuava profissionalmente como professora. Disponível https://www.buildin.com.br/enedina-alves-marques/ (16/01/2020).

2 – Registros da valorização da escolarização por pessoas escravizadas

Mapa da escola noturna regida pelo professor Damaso Correia de Bittencourt, Curitiba, 1874 Arquivo Público do Paraná. AP 447, p. 43. Na primeira coluna constam os nomes dos alunos, que tinham todos a condição de escravizados. A essa seguem-se as colunas que indicam a idade, estado civil, nome do senhor, profissão e cor. Na coluna de “Observações” houve um registro indicando “liberto”.

Memórias

Histórias negras e a luta pela igualdade racial

Recentemente, os movimentos pela igualdade racial têm enfatizado a importância de conhecermos a história pessoal de homens e mulheres negras. Nesse sentido, a memória de Enedina Alves Marques tem sido frequentemente evocada para ressaltar sua trajetória de conquistas profissionais, como na homenagem prestada pela Universidade Federal do Paraná, à sua ilustre aluna. Você pode acessar essa homenagem vendo uma matéria divulgada pela TV UFPR, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p3wpczJM2jg (16/01/2020).

Como fazer a referência deste conteúdo: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PROJETO DE EXTENSÃO AFROCURITIBA. https://afrocuritiba.ufpr.br/mapa/ . Acesso em [data do acesso].


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